terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Associação de Produtores Artezanais de Macuco, APAMA, está reconhecida internacionalmente.


A APAMA tem sido reconhecida internacionalmente,  para um município com a menor arrecadação e menor população do estado, é um fato histórico, isso tudo graças a mulheres e homens empreendedores, com determinação, vontade de trabalho e abertas a novos conhecimentos, foi possível alcançar.

O Projeto Memória de Macuco não poderia deixar de  registrar esse momento tão grandioso, para a história do nosso munícipio de Macuco, como o meu projeto é voltado para pesquisas históricas dedico esse espaço a associação APAMA, que merecida se fez valer de fazer parte fundamental na história e crescimento no nosso município. Pode Haver alguns erros de português, estou aberto a sugestões e modificações dessa matéria.


Associação de Produtores Artesanais Macuco Arte (APAMA) Encerrando o Projeto Gerando Futuro, entregou Certificados no do curso no dia 26 de janeiro de 2015, na Câmara Municipal, Evento este que contou que diversas autoridades, em destaque, o próprio gerente da fabrica cimenteira Holcim, em grandes discursos, emocionantes não poderia deixar de registrar, e tive o trabalho de decupar o áudio, "transcrição do áudio", na  integra, vale a pena ler, principalmente para pessoas que tem a vontade de vencer na vida. A história a seguir fará a diferença na sua vida:


 

 

A abertura do evento começa com a presidente Maria Ivete Meirelles, presidente da APAMA;

  
Não foi fácil e não tem sido, tivemos altos e baixos como todo empreendimento, como estava dizendo a secretária de cultura, a terra quando encontra quando o adubo certo ela se torna fértil, e ela dá fruto.

Então a nossa associação tem a felicidade de encontrar adubo e trazer resultados.

A nossa história, como disse vinha com dificuldade, a APAMA, vinha aqui e ali procurando um caminho, tivemos vários projetos, em 2010, tivemos a felicidade de receber um convite de participar da capacitação de base do instituto Holcim , e nesse convite que recebemos, nós acreditamos, e começamos a participar, foram 2 anos de capacitação e ali fomos aprendendo que a associação é muito mais que a união de pessoas, é união de ideias, união de conceitos  e com um objetivo comum: Que todos se realizem. E aprendemos mais: missão, visão e valores, tínhamos uma missão a cumprir, precisamos da visão e tínhamos valores que eram as próprias pessoas que ali estavam.

 Esse projeto tem uma história que vou resumir, minha filha estava grávida, eu gosto muito de mulher grávida, é o estado mais lindo da mulher, e eu ficava olhando e ficava olhando e disse “gerando futuro” e quando foi escolhido o nome para o projeto, foi Gerando Futuro e a musa expiradora foi minha netinha, quando foi escolhido esse nome eu agradeci à Deus, Eu sabia que vinha uma menina e mulher é grande geradora da vida, não desprezando os homens, se não existisse os homes não haveria vida, a mulher tem a capacidade de gerar. Esse projeto veio trazer alegria para nós, porque através do projeto, fomos contemplados pelo IDI, FUMIN, Grupo ParaMérica e o Sebrae que já vinha nos ajudando, a Prefeitura, a nossa grande parceira, através da Secretária de Cultura e Secretária de Desenvolvimento Social.


 Tudo tem um início, a associação é uma família e a gente vive família dentro da associação e vive a associação dentro da família.   
Precisávamos mais para nos desenvolver e para os grupos que estavam se formando, e foi através desse projeto o nosso desenvolvimento, temos muito que agradecer, e não imaginava dentro de mim, que um dia a nossa APAMA seria reconhecida internacionalmente.

 

Emotiva, dona Ivete, agradece, e recebe aplauso do publico e continua seu discurso:

E diz:  “ quem merece aplauso é vocês, pôs não trabalhei sozinha”

E continua:

Temos braços, pernas, os olhos, aquela que caminha melhor, aquela pensa por nós e assim fomos caminhando, foi muito gratificante, porque nós concorremos com grandes entidades,  elas poderiam ser agraciadas, mais a prove a Deus que fossemos nós, e nós só temos que agradecer ao instituto Holcin, por termos nos descobertos, nós atuávamos no Rural Parque quando ali recebemos o telefonema da Ani e recebemos o convite, e aí nós acreditamos,

O importante é acreditar!  Se nós quisermos ser felizes temos que acreditar.

E hoje que estamos encerrando esse projeto, pode-se está encerrando em limite de tempo mais dentro de nós, não se encerrará nunca!

A experiência que o projeto trouxe para nós, de vivencia em comum, de pessoas, de nós mesmos, nos tornou mais que associados, como amigas e irmãs, como temos histórias, que pessoas que se afastaram da APAMA e voltaram a participar, e hoje houvessem da APAMA.

 O Hoje o meu desejo é agradecer, quando o empreendimento é bom ele fala por si mesmo, ele é o próprio testemunho de si mesmo e conhecermos através do instituto holcin, primeiramente pela Madalena,  e lembro que Ani e que distribuía a sobremesa depois do almoço, e hoje a  Ani, cresceu juntamente conosco e crescemos junto com a Ani, hoje temos um carinho muito grande e temos muito que agradece o PanaMérica, Bidi, Fomin, ao SEBRAE que sempre nos apoiou e nossa prefeitura. E agradecendo a quem acreditou e deu de si, eu escrevi um discurso, mais esqueci ele todo e estou falando o que está dentro do meu coração, porque a boca fala do que o coração está cheio e o meu coração hoje está cheio de gratidão, por cada um de vocês, por cada um de nós, por nós estamos aqui. No dia de hoje 26 de janeiro de 2015, está na minha história, como um dos dias de grandes realizações, com um dos dias que não se encerra dentro de mim, algo continua crescendo, movendo e vivendo, amanha pode haver outra presidente, eu quero estar pronta para ajuda-la,  porque não podemos ficar no mesmo lugar, tem que haver mobilização.

A APAMA é isso, é emoção é trabalho e geração de renda, nós vemos pessoas se a realizarem,  tiveram um nova visão, é gratificante,  e hoje eu agradece a cada um que está aqui e continue a nos olhar com carinho, continue pensando no dia de hoje, porque para nós é um dia de festa, um dia de grande felicidade, muito obrigada.

E povo aplaude dona Ivete,

 

 
 


Após a apresentação a senhora Alerci Poubel, entrega um lembrança a presidente Maria Ivete Meirelles, por agradecimento a toda sua dedicação,












Dona Ivete chama amigas e dedica a elas o presente.












E segue o discurso com a senhora Pilar Fernandes do programa Pro América, o discurso foi orado por uma tradutora.

 
Desculpa-me por não falar seu precioso idioma,  agradeço a APAMA, o Instituto Holcim e a todos em nos convidar em estar neste evento, para nós é um grande prazer está aqui em conhecer vocês, a APAMA é um dos 70 projetos, apoiados por 6 países da américa latina pelo programa Pro América, amanha estaremos a conhecer a APAMA melhor, hoje estamos a conhecer vocês, temos vistos que vocês tem crescidos, fortalecidos.

 Esperamos que o projeto Pró América tenha fortalecidos vocês, apesar de estarmos finalizando o programa vocês possam continuar fortalecidos e fazendo o caminho de vocês.

 A APAMA é reconhecida internacionalmente, em novembro tivemos um evento internacional aonde a APAMA foi representada pelo Carlos, aonde nós tivemos a oportunidade de compartilhar com outras cinco organizações similares de cinco países da América latina, Rede América que a mentora programa Pró América, está pensando na possibilidade de um novo projeto, um novo apoio e um novo acordo, com isso vocês serão um expiração, um modelo.

Projetos do Brasil são importantes, represente mais ou menos 20% do total, nós temos 14 projetos apoiados no Brasil, assim nós esperamos que continuem nesse caminho, nesses entusiasmos. O programa Pró América criou algumas ferramentas, que possibilitam o intercambio em que vocês podem compartilhar informações com organizações de outros países, incialmente pelo programa Pró América, e se chama um centro virtual em que está a disposição no site do Pro América, esta ferramenta possibilitará  a todos vocês e outros projetos visíveis a outros financiadores, a outros governos a outras instituições que financiam projetos, essa ferramenta será possível trocar experiência, como o Instituto Holcim com outras organizações como ela, para acompanhar os aprendizados e os trabalhos que são feitos, e finalmente queremos convidar para  evento nacional de encerramento, que será dia 26 e 27 fevereiro, em Vitória no Espirito Santo e estamos prevendo um representante por entidade, se fizermos alguma economia esperamos levar dois representantes, gostaria de contar com a participação da APAMA e o Instituto Holcim lá em Vitória. Nós teremos no evento agências de cooperação que nacional que financiam projetos, representantes do governo,  representantes de empresas privadas, teremos uma feira aonde as organizações poderão  apresentar seus produtos, como aconteceu lá em Bogotá, e poderão levar produtos para vender.

 Fica aqui o nosso obrigado.

A plateia aplaude.

 

 Discurso com Gerente de Responsabilidade Social do instituto Holcim, Madalena Cabral:

 

 Boa noite a todos, primeiro queremos agradecer a APAMA em ter acreditado em tudo que a gente falou, os grupos que se fortaleceram que estão entusiasmados, motivados e comprometidos, a Holcim aqui representada pelo Carlos Cesar, é a financiadora maior do Instituto Holcim, então queremos sempre e muito agradecer a Holcim, a Ani, que foi incansável, que cresceu com a APAMA, que bom ver nossa menina agora dona desse processo todo, a Tiane que tá ai ajudando, essa diretoria fantástica da APAMA e a esses parceiros maravilhosos que conseguimos, ao longo da nossa história com o instituto Holcim.

Somo membros da Rede América, que é uma rede de organizações, institutos e organizações empresariais, que acreditam que temos que batalha pelo desenvolvimento de base.

Falamos para APAMA, que a gente não iriamos dar peixe, que a gente muito menos ia dar a vara, que somente iriamos ensinar onde está os recursos para conseguir a vara, ensinar a pescar e receita de como fazer o peixe gostoso, na primeira reunião fomos muitos sinceros em dizer, que não temos nada a oferecer além da capacitação  e que bom que a APAMA, topou!

Isso tudo só é possível porque no PanaMérica temos Parceiros importantes, como o BIDI, que um fundo de financiamento, e se agente não tivesse esse BIDI,  Rede América e os parceiros, não conseguiríamos  desenvolver esse programa, e as incansáveis, Pillar, Sonia e Vanda que foram incansáveis durante todo esse percurso, desse programa.

É muito gratificante estar aqui hoje, e ver o quanto a APAMA cresceu, esta história de gera futuro é uma dicotomia, agente gera futuro e o futuro nunca chega, e isso que sinceramente espero que aconteça, por exemplo, hoje não é mais futuro, é presente, o mais engraçado que a gente começou antes de tudo isso, e tem pessoas que começaram comigo nem hoje estão aqui, tem uns 10 anos que a APAMA, nos procurou, naquela época, não tínhamos, recursos e capacidade técnica para apoiar a APAMA, Olha que História bonita, agente Hoje poder estar aqui, o futuro hoje é presente,  daqui 2 anos vamos ter um futuro que virara-a a ser presente,

A APAMA tem muitas possibilidades e muito para crescer, e agora mais do que nunca depende de vocês, vocês já aprenderam o caminho das pedras, vocês viram que te recursos para comprar a vara, vocês já sabem pescar e vocês já sabem fazer um peixe muito gostoso.

Então o que eu desejo é sucesso, sempre que precisarem, na medida das possibilidades, estaremos participando com vocês, não queremos também deixar de ter noticias, estamos nesse grupo da Pillar, e precisamos saber onde vocês estão, durante o ano de 2015 ainda teremos apoio no programa e agora nos resta desejar muito sucesso, nesse futuro será brilhante.

Muito obrigado

 

 

Em seguida o Gerente da Fabrica Holcin Carlos Cezar da Silva:

 

Boa noite, Primeiro sem duvida a coisa da parceria, Instituto Holcim, APAMA, Panamérica, o Bidi, isso é valoroso de mais, e é valoroso porque busca por pessoas, ai vem a frase, se você quiser ir rápida vá sozinha, mais se você quiser ir longe procure companhias, procure parcerias, esse sentimento de buscar parceiros é a realidade que a gente está vendo aqui, note que esse é o primeiro conhecimento que a gente toma, vamos longe, vamos etapa por etapa, então vamos com parceiros.

Então é essa a valorização que a holcim coloca, que tudo que nós temos que fazer é em busca de parceiros, em palavras com  a dona Ivete,  transmitimos sentimentos, e como ela falou: Eu “escrevi ou não escrevi, mais minhas palavras vem do coração” , me lembro de pessoas que também escutei, quando a gente dirige alguma coisa e está a frente de alguma coisa, a primeira preocupação que devemos ter, é que os outros estejam felizes, que a gente consiga dar a matéria, para que elas fiquem motivadas e para que elas sejam felizes, porque ai a minha missão, vai ser cumprida, eu não consigo ser feliz sozinho, a APAMA, em que dona Ivete é presidente, ela consegue fazer que todos ao lado dela estejam, motivados, saibam sua missão, tenham sua  visão, muito bonito o que ela falou, né?, “Eu precisava de visão, os valores eu já tinha”. Então quando esses valores estão felizes, a APAMA acontece, então o resumo é nós temos que trabalhar para que os outros sejam felizes, em que a nossa felicidade é consequência, então essas duas coisas são muito importante.

Em algumas visitas que estive na APAMA, verifiquei o quanto a APAMA estava crescendo, descobrindo seus caminhos e estavam gerando esse futuro, em nome da Holcim, ela conseguiu mais um projeto, conseguiu chegar com parceiros ideais nesse projeto, eu gostaria de dizer, eu me emociono, estou muito feliz, em ter uma ocorrência desse tipo, na minha vida profissional, onde a gente pode estar aqui, como pessoas simples, como pessoas que ligam para valores  das pessoas e com aqueles querem fazer a diferença, uma coisa que não sabia, Macuco o menor município, mais com grandes ideias, me lembro do primeiro cheque, no curso de associações, foi uma capacidade de vocês, foi uma busca de querer fazer, quando Pilar falou com vocês que prossigam com essa vontade de querer fazer, isso está dentro de cada um, isso não interessa a Holcim chegar até vocês, interessa a cada um querer fazer, ai sim nós conseguimos resultados como a APAMA vem realizando, e por ser a menor cidade, é reconhecida internacionalmente no meio das ações sociais.

Porque nos telefonaram, porque ai como pessoas no começo desse trabalho, como Madalena e como a Ani, consegue enxergar isso, e aqui tem alguém, que esta motivado a fazer, depois temos gente, como Pilar, Sonia e Vanda, que estão correndo o mundo para buscar por essas pessoas que querem fazer, em resumo vocês fazem a diferença, em uma mensagem que escutamos muito dentro da Holcin, “Os problemas devem existir e vão continuar, porque os problemas são os nossos tesouros”,   sem eles não vamos ter ideias e fazer novos projetos, nossos problemas são nossos tesouros, não é para ficar guardado, ou ficar sobre a mesa, é para ser debatido,  e novos projetos surgiram.

Então gente, muito obrigado, em eu estar presente com vocês e me trazerem uma noite tão gostosa como esta, e vou repetir dona Ivete, esse dia, vai fazer a diferença em minha vida.

Obrigado a todos e parabéns pelo sucesso.

 

O povo se levanta e em aplausos acalorados, o som  se espalha intenso pelo plenário da Câmara Municipal de Macuco.

Na mesma noite foi entregue os certificados, do curso de costura e  modelagem e moda plama, foram convidados para a entrega dos certificados:

Senhora Pillar Ernandez, do programa Pro América, Senhora Madalena Cabral, Gerente do Instituto de Responsabilidade Social do instituto Holcim, Senhor Carlos Cezar da Silva, gerente do fabrica Holcin, Senhora Catarina Felows, Secretária de Cultura de Macuco, Senhor Roberto Latanzi, diretor de turismo do munícipio de Macuco, foram agraciados: (em construção)





Todo o nosso conteúdo é livre para copiar e explorar, porém só pedimos que divulguem a fonte para fortalecer o Projeto Memória de Macuco.

 

Mais fotos: