sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quem foi NILO PEÇANHA

***

Filho de Olympio Peçanha e Mathilde Herdy Peçanha.

Nascia em 10 de novembro de 1872 Mathilde Herdy Brito, filha de Luiz Gonçalves Brito e Catarina Herdy Brito. Estudou em bons colégios e, em um deles, muito cedo, lecionou para alunos atrasados, iniciando, assim, a carreira gloriosa e competente de professora. Casou-se aos 18 anos de idade com Olympio Peçanha, em 13 de junho de 1891.

O casal veio morar em Macuco, a terra do coração, fundando o Colégio Progresso de Macuco. Mãe extremada, dedicada, deu vida a 10 filhos.

Nilo Peçanha e seus nove irmãos.

Hamilton, Maria Catharina, Maria Antonieta, Olga, Olympio, João, Honório ( o escultor), Nilda e José. Foi o oitavo nascimento na casa da Professora Mathilde.

No dia 28 de setembro de 1935 casa-se com Altiva Pires Peçanha.

Os filhos:

Nilo Pires Peçanha casado com Nívia Câmara Peçanha. Casal com 5 filhos, 11 netos e 2 bisnetos.

Nilva Peçanha da Silveira, casada com Ronaldo Guimarães da Silveira. Casal com 3 filhos e 3 netos.

Rita Beatriz Peçanha Pitta, casada com José Carlos Fernandes Pitta. Casal com 3 filhos .

Ricardo Pires Peçanha, casado com Maria Luisa Rodrigues Peçanha. Casal com 2 filhos.

A VIDA PROFISSIONAL.

O pai Olympio Peçanha foi ferroviário, trabalhando na Estrada de Ferro Leopoldina, assim, também, nosso biografado ilustre, seguiu o mesmo caminho. Iniciou suas tarefas no almoxarifado, para depois trabalhar em posto mais avançado, no uso do telégrafo, de muito mais responsabilidade e conhecimentos gerais.

O telégrafo era aparelho manual de comunicação, por via de fios elétricos transmissores de sinais codificados, com pontos e traços, efetuados em toques que o telegrafista, bem treinado, sabia executar com maestria.

Trabalhou, ainda, na antiga e consagrada, pelos bons produtos, Fábrica de Tecidos Corcovado, como supervisor de compras, onde dispunha de prestígio e respeito de todos.

A admiração dos chefes, dos colegas, dos amigos, dos parceiros, pelo homem idealista, religioso permanente, o fizeram o maior doador insuperável de peças, de utensílios, de todos os tempos, nos leilões de prendas, nos festejos tradicionais de São João Batista, em Macuco.

NILO PEÇANHA, O CIDADÃO MACUQUENSE CôNSCIO.

Foi cidadão macuquense consciente das suas obrigações de filho da terrinha, participando ativamente da Comissão de Filhos Macuco, que, ao seu tempo, ao lado do General Sena Campos, General Atratino Cortes Coutinho, Professor Bittencourt Silva, Dr. Francisco de Oliveira Bittencourt, Décio Guimarães, José Carlos Boaretto, lutaram pela demarcação correta dos limites territoriais de Macuco e luta altaneira na área administrativa e judiciária, exatamente contra a invasão ilícita do município vizinho no território secular de Macuco.

Participou da vida política de Macuco quando colaborou como Secretário Geral da Prefeitura Municipal de Cordeiro, no Governo de José Carlos Boaretto, o segundo, de 1977 até 1983.

Ao lado do emancipador José Carlos Boaretto foi destemido guerreiro na campanha da emancipação de Macuco.

O maior brilho no consciente macuquense era, indiscutivelmente, a sua voluntariosa participação nos festejos de São João Batista, em cada 24 de junho, sendo responsável pelos bingos, para levantar fundos para as obras sociais da Igreja.

O valoroso macuquense faleceu no dia 1 de junho de 1998, em Niterói.

***

Um comentário:

  1. O SENHOR NILO PEÇANHA E A SENHORA ALTIVA PEÇANHA...SÃO MEUS PADRINHOS DE BATISMO...SINTO MUITA FALTA DELES...TODA VEZ QUE ESTAVAM AQUI EM MACUCO...EU NÃO SAIA DA CASA DELES NA RUA DO GRUPO...MEU PADRINHO QUERIA POR Q QUERIA, Q EU TOCASSE AQUELA MUSICA ANTIGA Q TEM O NOME DE LUCIANA...NUM LINDO PIANO QUE ELE TINHA NA SALA...E DIZIA QUE MEU PAI ME DEU ESSE NOME POR CAUSA DA MUSICA...SAUDADES ETERNAS...S2

    ResponderExcluir