sábado, 5 de fevereiro de 2011


HISTÓRICO DA IGREJA BATISTA DE MACUCO

Bendito é o homem que confia no Senhor e cuja a esperança é o Senhor.Porque ele é

como a árvore plantada junto as águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não

receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se

perturba, nem deixa de dar fruto.”(Jeremias 7: 7-8)

A Igreja Batista de Macuco foi organizada no dia 26 de março de 1 918, sob a orientação do Pastor Joaquim Coelho dos Santos, que pastoreava em Aperibé e de sua esposa Emerentina Amélia dos Santos.

Como servo obediente e destemido, de espírito missionário, o pastor veio à Macuco para pregar o evangelho, tendo como primeiro grande resultado a conversão de Maria Puri, uma senhora cega, descendente de índios da tribo Puri, que residiam nas mapas de Santa Maria Madalena.

Muitas foram às perseguições e dificuldades sofridas, porém o Pastor e sua esposa não desanimaram e logo começaram a colher o resultado do seu belo trabalho: várias pessoas se converteram a Cristo, constando como primeiros membros da Igreja Batista em Macuco.São eles: Osório Dias e sua esposa Sinhá Campos Dias, Aerosita Andrade, Dona Noca, Aldina Araújo, Adolfo Menezes e sua esposa Adalgiza Menezes, Américo Barros e sua esposa Clotilde Siqueira.

A Igreja reunia-se na casa do Pastor Joaquim Coelho dos Santos, que se localizava ao lado do atual templo da Igreja Batista.

A sala da casa do pastor ficou pequena para abrigar o número de convertidos e, por isso os irmãos passaram a se reunir na casa da irmã Noca, cuja sala era bastante ampla. A casa desta irmã era conhecida como a “ casa de tijolos “ , por ser a primeira casa construída com tijolos em Macuco e ficava localizada na Rua Abdo Elias Antonio. Enquanto isso o templo da Igreja estava em construção, o mesmo templo que hoje se localiza na Rua Matilde Peçanha, que a época se chamava Rua da Flores

O Senhor Nenga Badini cedeu o lugar onde hoje esta localizado o Posto Ypiranga para extrair o barro e improvisar a maceira,movimentada pela força de um burro,

para a fabricação de tijolos que foram usados para erguer o Templo.

Durante 90 anos estiveram à frente da Igreja Batista de Macuco os seguintes pastores:

-Pastor Joaquim Coelho dos Santos- 1918 a 1957;

-Pastor Rubem Coelho dos Santos- 1957 a 1964;

-Pastor Gladstone Francisco da Paixão- 1965 a 1976;

-Pastor Edmundo Antunes da Silva- outubro de 1976 a

Março de 1977;

-Pastor Eli Santos Vieira- 26 de março de 1977- é o atual pastor da igreja, obtendo muitas vitórias ao longo de todos esses anos.

A Igreja já consagrou 4 pastores :

Rafael Antunes Vieira;

Márcio Antunes Vieira;

Fábio Santos Ramos;

Anélio Martinelli Filho.

Atualmente e Igreja Batista de Macuco conta com duas congregações em São Sebastião do Alto: Caieira e Valão do Barro.

Muitas foram as vitórias alcançadas ao longo destes 90 anos: importantes lições partilhadas, muitas vidas transformadas, famílias reerguidas, lares refeitos, milagres alcançados, testemunho de um árduo caminho, traçado a custa de muita luta, fé, persistência, perseverança, sabedoria e, principalmente, unção de Deus, sem a qual não teria permanecido de pé, “árvore sempre verde”, diante de tantas tempestades.

Deus conservou, orientou, abençoou e continua abençoando o Ministro da Igreja Batista de Macuco, que com toda a sua alegria e humildade não perde o foco de sua missão: Pregar o evangelho e ensinar a todos que queiram aprender com JESUS CRISTO a serem pessoas melhores e terem uma vida verdadeiramente feliz.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se A Igreja Batista do Porto Marinho foi organizada pela Igreja Batista de Macuco? Só sei que foi organizada pelo Pr. Joaquim Coelho dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se A Igreja Batista do Porto Marinho foi organizada pela Igreja Batista de Macuco? Só sei que foi organizada pelo Pr. Joaquim Coelho dos Santos.

    ResponderExcluir